Como já vimos nos artigos anteriores, o principal objetivo do 1Doc é aumentar a agilidade da comunicação interna e resolução de demandas. Através do sistema de atendimento, LAI e ouvidoria, o 1Doc também pode fornecer soluções muito eficientes e importantes para os contribuintes/cidadões, que podem fazer tudo sem precisar sair do conforto de suas casas.

Para auxiliar na visibilidade desses serviços da gestão, é extremamente recomendado que sejam adicionadas às páginas e redes sociais da sua instituição um link para os serviços de atendimento, LAI e/ou Ouvidoria no 1Doc. Além de ajudar na visibilidade desses serviços, a transparência pública também é diretamente beneficiada, pois os contribuintes podem acompanhar suas demandas a partir de qualquer dispositivo com acesso à Internet.

Nota: os atendimentos cadastrados através dos links das redes sociais ou páginas da instituição não requerem que os funcionários tenham acesso ao Facebook para resolução de demandas. A abertura e resolução de demandas é completamente feita dentro do 1Doc.

Adicionando o 1Doc nas redes sociais

Facebook

Para adicionar o 1Doc na página de Facebook, também conhecida por fanpage, da sua instituição, basta seguir o tutorial abaixo. Por causa de uma alteração recente nas políticas do Facebook, essa funcionalidade não está disponível para páginas com menos de 2 mil curtidas.

Passo 1
Antes de mais nada é necessário certificar que seu usuário do Facebook possuí permissões de administrador na página da instituição. Com isso em mente e após ter entrado no Facebook com seu usuário e senha, clique neste link para instalar o aplicativo do 1Doc na página da instituição

Após clicar no link, uma janela se abrirá e nela você deve selecionar a página da instituição na qual deseja instalar o aplicativo do 1Doc. Após isso basta clicar em prosseguir. Veja o passo-a-passo no vídeo abaixo:

Passo 2
Acesse a página do Facebook da sua instituição e tente procurar por um botão onde estará escrito “1Doc”. Caso não encontre o botão em nenhum lugar, clique no menu "Mais" e o botão "1Doc" provavelmente estará lá.

Passo 3
 
Clique no botão "1Doc" e informe o código gerado na página a um de nossos atendentes através do suporte para que possamos liberar a integração. A página que exibe o código tem um texto similar ao que segue abaixo: 

Passo 4
Após informar o código de liberação para algum atendente do 1Doc e enquanto a liberação é providenciada, podemos melhorar a visibilidade desses serviços prestados ao cidadão. A primeira coisa a se fazer é mudar o nome do botão de "1Doc" para "Atendimento". No final teremos um resultado similar a este:

Para fazer isso, vá no topo de sua página no Facebook, clique em Configurações, depois em Modelos e Guias. Localize o 1Doc e clique em Editar configurações. No campo Custom Tab Name, digite "Atendimento" e clique em Salvar. A tela que a modificação precisa ser feita se parece com a tela abaixo:

Caso queira um passo-a-passo mais detalhado do procedimento, veja a animação a seguir:

Passo 5
Outra ação que podemos fazer para aumentar o impacto dos serviços prestados ao cidadão pela gestão ao utilizar o 1Doc Governo é melhorar o posicionamento da aba "Atendimento" (anteriormente chamada de "1Doc"). Para tal, vá no topo da sua página do Facebook e clique em Configurações, depois em Modelos e guias e então arraste a aba "Atendimento" com o mouse pressionando, soltando na posição que você deseja que ela fique na página.

Veja na animação abaixo como fazer isso:

Passo 6
Pronto! Dentro de alguns instantes a integração já estará funcionando. Sugerimos que crie uma postagem para os seguidores da página informando da novidade, pois assim mais pessoas podem começar a utilizar a ferramenta logo. O teor do texto da postagem no Facebook pode ser algo como o que se segue:

De modo a atender cada vez melhor o cidadão, a Prefeitura acaba de abrir um novo canal de Atendimento oficial pelo Facebook. Envie sua solicitação clicando na aba “Atendimento” aqui mesmo na fanpage. É muito fácil: Complete seus dados, escolha o assunto, a localização, anexe fotos e envie sua solicitação. Ela será automaticamente direcionada ao setor responsável e você receberá por e-mail as atualizações em tempo real, de forma totalmente transparente. Nos ajude a fazer uma cidade cada vez melhor, contamos com sua participação.

Problemas?

Em caso de problemas, certifique-se que a página do Facebook possui mais de 2 mil curtidas (necessário de acordo com as novas políticas do Facebook). Caso esse pré-requisito seja cumprido e você ainda esteja enfrentando problemas, não hesite em entrar em contato com o suporte da 1Doc.


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