Se você é um cidadão e sua prefeitura utiliza algum módulo da plataforma 1Doc, então você tem acesso a alguns serviços da sua prefeitura pelo 1Doc. Em geral, os serviços disponibilizados pelas prefeituras são de Pedidos de Acesso à Informação (baseados na Lei de Acesso à Informação), Atendimento, Protocolo e Ouvidoria. 

Neste guia vamos ensinar como fazer um protocolo online pelo 1Doc.

Entre na Central de Atendimento

O primeiro passo é ir no site da sua prefeitura e encontrar o link para a Central de Atendimento do 1Doc, que é parecida com a imagem abaixo:

Essa tela do sistema já mostra todos os serviços que você, como contribuinte e cidadão, pode realizar nessa prefeitura. Para abrir um protocolo, basta clicar no botão "Protocolos". Então, a seguinte tela será aberta:

Existem diversas opções de entrada no sistema, entre eles estão via e-mail, CPF/CNPJ e até mesmo redes sociais, quando habilitado pelo órgão público em questão. Nesse caso iremos realizar um cadastro utilizando um endereço de e-mail:

Após preencher o seu endereço de e-mail no campo correspondente, basta clicar em "Prosseguir" e uma nova tela pedindo mais informações do cadastro irá surgir:

Preencha os seus dados corretamente e no fim da página clique em "Prosseguir" novamente:

A próxima etapa é selecionar o "Assunto" adequado e preencher o protocolo de acordo com as suas necessidades:

Caso seja necessário incluir algum documento ao seu requerimento, eles podem ser anexados utilizando o botão "Anexar", logo abaixo do campo de Descrição.

Após preencher o protocolo, basta clicar no botão "Protocolar" e então o seu protocolo já terá sido encaminhado para o setor correto dentro do órgão público em questão.

Encontrou sua resposta?