Este tutorial é um pré-requisito para o uso do certificado digital ICP-Brasil para entrar ou assinar documentos na plataforma 1Doc, a partir do seu dispositivo móvel, de qualquer lugar.

Após realizar as configurações desse artigo, você poderá:

  • Acessar a plataforma 1Doc a partir do seu dispositivo móvel, usando certificados digitais;
  • Assinar documentos eletronicamente, padrão ICP-Brasil, na plataforma 1Doc a partir do celular;

1. Instale o app WebPKI no seu celular

Antes de mais nada, você precisará instalar o aplicativo "WebPKI", da Lacuna Software, no seu dispositivo. Baixe de acordo com sistema operacional do seu dispositivo:

2. Importe os seus certificados no celular

Agora precisamos importar os seus certificados digitais ICP-Brasil para o seu dispositivo móvel. Para isso, acesse essa página: https://webpkiapp.com/#!/home no seu computador.

No site que abrir, clique no botão "Selecionar": 

E então escolha o arquivo do seu certificado digital, que está no seu computador:

Com isso, a página vai processar o seu arquivo e gerar um código QR-Code que deve ser escaneado pelo app WebPKI do seu dispositivo móvel:

Para tal, abra o aplicativo "WebPKI" no seu dispositivo e acesse a tela "Certificados":

Você verá que ainda não possui nenhum certificado digital no seu celular. Clique no botão "+" para adicionar um novo certificado:


A câmera do seu celular então será aberta e você deverá focar a câmera no QR-Code da página. Após isso, uma tela de carregando será apresentada e você será solicitado para fornecer a senha do seu certificado digital:

Ao final do processo, uma mensagem de sucesso será fornecida e poderemos ver o nosso certificado digital ICP-Brasil importado no dispositivo móvel:

3. Usar os certificados digitais do celular na plataforma 1Doc

Agora que já temos um certificado digital no dispositivo móvel, podemos usar eles para acessar a plataforma 1Doc e também para assinar documentos eletrônicos com validade ICP-Brasil. Porém, precisamos realizar mais uma etapa antes: vincular o documento de identificação registrado no seu certificado digital na sua conta 1Doc.
 

4. Vincule o seu CPF / CNPJ na sua conta 1Doc

O último passo que precisa ser realizado é vincular o seu CPF / CNPJ (dependendo se você é Pessoa Física ou Pessoa Jurídica) na sua conta 1Doc. 

Por que isso é necessário? 

Essa é uma forma de validarmos a segurança do acesso, pois além do certificado estar em sua posse, você só pode usar ele para acessar a 1Doc caso o CPF/CNPJ registrado no certificado digital também esteja vinculado na sua conta 1Doc, dessa forma adicionando mais uma etapa de segurança para proteção da sua conta e dos seus dados.

Como fazer?

Para fazer isso, entre na Central de Atendimento 1Doc da Organização que você deseja usar os certificados digitais a partir do seu celular ou mesmo da Internet e então clique no botão "Entrar", no canto superior direito.

A seguinte janela vai aparecer, onde você deve colocar as suas credenciais (e-mail e senha) e entrar na plataforma:

Após entrar na sua conta, clique no seu nome no canto superior direito e então clique em "Minha Conta" para alterar os seus dados:

E então atualize o seu CPF/CNPJ para o mesmo que foi registrado o seu certificado digital A1 ou A3:

Após isso, basta clicar em "Salvar" no canto inferior dessa mesma tela ("Minha Conta"):

Pronto! Agora você já pode aproveitar as seguintes funcionalidades na plataforma 1Doc:

  • Acessar a plataforma 1Doc a partir do seu dispositivo móvel, usando certificados digitais;
  • Assinar documentos eletronicamente, padrão ICP-Brasil, na plataforma 1Doc a partir do celular;

Caso tenha encontrado algum problema no artigo, tenha alguma dúvida ou sugestões, entre em contato com a equipe de suporte da 1Doc.

Encontrou sua resposta?